sexta-feira, 20 de julho de 2012

O livro de Oséias



A cada dia um novo aprendizado. Isso é natural do ser humano. Porém, em maior escala com quem procura, instiga, se dispõe para o aprendizado. 

É certo que tem momentos que não queremos "aprender", fugir de determinadas coisas, continuar deitada na cama e não ir trabalhar..., mas, hoje, ainda assim eu levantei, aqui estou e aprendi.

Me deparei com uma leitura onde me mostrava versículos bíblicos do livro de Oséias. Tudo bem, eu já fui coroinha, catequista, musicista na igreja, mas não me lembro de NUNCA ter lido esse bendito livro de Oséias. E como todo mundo sabe a vida é uma caixinha de surpresa...!

Bom, na minha leitura de um texto reflexivo acerca do livro de Oséias, dizia como Deus não nos abandona e que "tão certo como o Sol", Ele nos atenderá. Como boa cristã, achei uma promessa rica e que muitas vezes é só o que temos para nos apegar (ainda bem!). O caso é que não me satisfiz com o recado trazido no texto, imediatamente, sentei-me aqui nesse guru poderoso, o google (rs) e pesquisei sobre o livro de Oséias, que conta que ao escrever o livro ele falava inicialmente de sua vida pessoal, onde vivia uma traição de sua mulher e, depois relacionou com a traição que Deus também sofria em relação a seu povo, pelo fato de buscarem e acreditarem em outros deuses.

Oséias, a exemplo de Deus - que perdoa e dá outra chance a seu povo, colocando a promessa de que sempre estará com todos - decidi dar uma oportunidade a sua mulher, perdoando da traição.

Lendo isso, imediatamente achei épico, surreal e lindo. Afinal, temos sempre uma oportunidade de sermos perdoados, portanto, vamos viver de maneira a ignorar os outros.  Cometendo erro em cima de erro, vendo a vida passar, deixando mágoa nos corações das pessoas, sem buscar algo melhor para si ou mudando as atitudes. É isso???

Seria se tivesse parado nesses versículos iniciais. O caso é que por ser um livro pequeno dei continuidade e me deparei com uma frase, que antes do conhecimento, acharia clichê ou um simples dito popular, mas enfim, encontrei a referência correta:


"QUEM SEMEIA VENTO, COLHE TEMPESTADE!" (Os 8:7)

Eu já havia lido essa frase em outros momentos da vida, mas não sabia o contexto dela, quanto menos a referência. E por um acaso, mero acaso, ela vem como acalento, um verdadeiro carinho ao meu coração.

Frente a isso, só consigo concluir que TODOS podemos cometer erros, muitos, inúmeros.... Isso porque temos vida! Mas, ninguém merece viver no mesmo erro... Ninguém deveria escolher uma colheita defeituosa ou se permitir às tempestades!

Eu poderia hoje, dia 20 de Julho, falar apenas do dia do amigo. Assim como fiz com os meus contatos do celular, primeiro porque eu quis testar se a TIM é ilimitada mesmo (rsrs), segundo porque os meus amigos merecem uma atenção especial, mas colocar esse texto hoje no meu blog, significa que ME IMPORTO com as pessoas. Porque somos falhos, porque erramos, porque ainda temos muito o que aprender... E com a facilidade das redes sociais, podemos transmitir mensagens a quem amamos ou a quem simplesmente nos acham por um acaso no google, para dizer:

- VAI, ERRE... É LEGÍTIMO, MAS EM COISAS DIFERENTES, PORQUE O IMPORTANTE NÃO É FAZER TODAS AS COISAS CERTAS, MAS APRENDER AS COISAS ANTIGAS PARA ERRAR EM COISAS NOVAS!!!

Hoje eu quero curtir o dia do amigo, vai ser bem tranquilamente, mas na certeza de que agora ou por ora, estou plantando CARINHO, porque quero muito outra vez colher o AMOR!!! Isso porque aprendi hoje, no livro de Oséias!


quinta-feira, 12 de julho de 2012

E agora o que faço eu da vida...?

Ditos populares

Ditos populares, frases clichês, trocadilhos.... Não sei definir, não!

O que sei é que esse último semestre fiz coisas que sempre quis fazer na vida, mas por motivos que me prendiam e não me impulsionavam não havia feito ainda.

Claro que são momentos que eu viveria se ainda não os tivesse, mas que de alguma forma me encheram de tanta alegria e história, que estou guardando muito bem e compartilhando com todos, da minha forma, ao meu jeito. No caso do meu blog, compartilho mais um momento deste com vocês por aqui.

Hoje vou falar de dois acontecimentos, completamente distintos, mas muito enriquecedores.

¹ Bom, havia um lugar muito especial que fez parte da minha história de vida. Um lugar que eu me sentia muito bem ao estar lá, é um moto clube chamado LOBOS GUARÁ. Meu que alegria eu passei ali... Não é mesmo Aline Lima Mann, Bárbara Miranda, Marcus Vinícius, entre tantos outros. Digamos que além de tudo, esse lugar fez parte de minha formação intelectual, pois inúmeras vezes ao estar sozinha eu pegava um livro, sentava nas muretas daquele buteco e lia horas a fio. Ou quando a aula na faculdade não mais me encantava e eu ia terminar o meu texto da disciplina de Ética da Educação nesse lugar. Mas como tudo o que é bom dura pouco... Estávamos uns amigos e eu, aconteceu uma confusão que eu nem sei como começou e acabamos sendo expulsos de lá... Poxa vida! Uma parte de mim ficou lá! Me entristece passar lá em frente e ver que tudo aquilo se foi. 

O caso é que eu não tinha mais um lugar autêntico ou que fizesse parte de mim, um lugar onde eu me sentisse a vontade para ser apenas a defeituosa Lora, aquele ser humano louco, insano, desvairado, que depois de algumas doses adora filosofar bem sartreanamente, sobre o tudo e o nada.

Passou o tempo, eu comecei a frequentar as aulas de Francês, onde me obrigava a passar em frente de um bar charmosíssimo, que nunca havia entrado. Tentei uma vez, mas não entrei... Me pareceu um lugar muito masculino. Me lembro que Bárbara e eu paramos na porta e decidimos voltar... Que bom!, pois para tudo há um tempo certo. Foi em meio a encontros e desencontros que eu entrei nesse bar, ele se chama SNOOKER 43... Nesse momento não posso esquecer de agradecer meu querido Josivaldo Lima, por me levar até lá... Por me apresentar aquele lugar legal, de pessoas bacanas, que me acolheram, que me gostam, que não se importam quando eu grito VAI CORINTHIANS! Ou quando eu ponho o pé para entrar e já começo a cantar o hino do meu time. Sabe por quê? Porque lá eu me sinto em casa! Algo me diz que eu ainda tenho algumas coisas para viver por lá... Acalma um pouco Cleide, pois para tudo há um propósito debaixo do céu!

*    *    *

² O segundo acontecimento INESQUECÍVEL em minha vida foi o show da Marisa Monte, turnê VERDADE, UMA ILUSÃO! Eu senti tanta emoção nesse show, tanta felicidade, beleza, admiração, respeito, calor artístico... Hoje eu queria falar sobre esse show, mas não consigo. Resumo dizendo que foi espetacular, incrível... E de alguma forma se tornou mais especial ainda com a participação da Luciana Cardoso e do Marcus Vinícius (nos bastidores), o que comprova que tem amigos, tem um tesouro.... Obrigada!

Não poderia terminar esse texto se não da forma como comecei, de um jeitinho bem clichê... Poderia ser através de uma música, assim como foi o título, versículos bíblicos como tem no corpo do texto, mas quero ser bem senso comum mesmo... HOJE EU SÓ POSSO CONCLUIR QUE:

HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM!!!


domingo, 8 de julho de 2012

Jantar entre amigos

ENCONTRO NO BAR ENTRE AMIGOS - ERNEST DESCALS

Ainda que eu lute contra os dias de hoje, os domingos teimam em ser difíceis. Mais ainda quando eu não consigo comer direito, extraio dois dentes do juízo, meus familiares estão doentes e vejo algumas coisas por fazer.

Bom, depois de uma virada de 360° no tempo, hoje eu levantei, arrumei minha casa, tomei aquele banho e fui para a casa dos meus pais, meus amores verdadeiros - http://pensamentosbypalavras.blogspot.com.br/2011/07/amor-verdadeiro.html. Lá eu assisti o Wall E com minha irmã e cunhado. Almoçamos (eu consegui comer, foi ótimo!) e depois eu fui deitar. Dormi um pouco, mas como lá tem alguns canais que não tem cá, um filme com o título "Jantar entre amigos" (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-178558/), me chamou muito atenção. Conta sobre dois casais amigos, onde um dos, resolvem se separar, tomar um novo rumo na vida por N motivos. Esses são legítimos, mas superáveis se realmente fosse a vontade continuar nesse relacionamento.

Depois de um tempo, volta a história do começo desse relacionamento do casal que estavam rompendo e, me vi afirmando algumas coisas que inicialmente julgamos clichês, mas que fazem a diferença ao decorrer do tempo. Esse canal, COMEÇOU ERRADO! "Empurrados" por uma situação, carência, necessidade... o relacionamento continuou dessa mesma forma, seguindo um rumo "natural", ou seja, filhos, jantar com amigos, viagens nas férias, mas com pouco companheirismo, conversa entre o casal... Enfim! Explicação legítima para um término.

Diferente acontece com o outro casal. Escolheram viver juntos, compartilhar momentos juntos, sabendo que dificuldades tanto cotidianas, quanto genéticas apareceriam. Prometeram que engordariam juntos, que superariam a menopausa, a reposição hormonal, as visitas ao médico e farmácias juntos. Sabiam que criariam seus filhos juntos, mesmo com tudo o que o outro tivesse de erros, de dificuldades.... Porque um relacionamento é isso, não uma relação de posse, mas um querer estar, é dizer SIM para o bom, mas também para o ruim, é CONVICÇÃO, que infelizmente poucos têm ou fogem disso. A questão sexual posta no filme revela o passar dos anos com os relacionamentos, porque é óbvio que o seu apetite ou disposição sexual não é a mesma 30 anos depois, mas que há RELAÇÕES que não suprem, mas correlaciona essa questão, como o companheirismo, a conversa, o toque, o estar junto....!

Certo, longe de mim dar uma de moralista, afinal não sou exemplo de relacionamento para ninguém! Chame-me inclusive de antiquada se quiser, mas sabe, eu acredito nesse tipo de relacionamento e, talvez por isso que ainda não tinha tido sucesso nesse negócio... É difícil conviver com esses paradoxos e contradições, pois ao mesmo tempo que quero algo tão TRADICIONAL e CLÁSSICO, não consigo conviver sem um bom argumento, não me vejo sem ser essa mulher do século XXI, independente e, acima de tudo... ME DÁ ASCO SÓ DE PENSAR EM TIRAREM MINHA LIBERDADE!

Voltando ao título eu concluo, como venho fazendo inferências de tudo que vejo e/ou convivo... Preferi hoje pensar que gosto dos domingos, eles me inspiram, me assustam às vezes, mas me inspiram... Me acalmam, mesmo depois de um surto de desespero... Porque posso parar de pensar em tudo isso: relações que dão certo ou não, filmes de histórias de amor ou terror e fico somente com o meu domingo.... Que aliás, serviu para marcar um jantar com os amigos... 

Porque melhor que um domingo, só uma sexta-feira em um jantar entre amigos!!!

BOA SEMANA!!!


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Para ir dormir...




Boa noite para quem é campeão da LIBERTADORES 2012!

Boa noite para quem não tem senso de humor!

Boa noite para quem adorou passar a noite ao meu lado... kkk - com Cristina LacerdaJosivaldo LimaSilvio AlencarFabiano Correia

Boa noite para quem não consegue respeitar a festa da maior torcida do Brasil!

Boa noite para quem diz que tem insônia, só porque se incomoda com a vitória do meu time e com minha felicidade!

Boa noite para quem vai trampar amanhã e de alguma forma não consegue dormir porque meu time ganhou a libertadores....

O dia foi difícil, teve hospital, delegacia, briga, quase fui presa (e não teve nada a ver com o jogo), abandono de amigos, mas...........

Foi pleno de beleza de ver meu time ganhar e ainda de conferir a minha nota do Marx, que foi baixa, mas ideal para o tipo de trabalho entregue!

BOA NOITE!