domingo, 17 de fevereiro de 2013

DNA

 
Há mais de 50 anos foi descoberto que o DNA é o material que compõe os genes, embora já soubessem que os genes estão nos cromossomos. Quem descobriu o DNA foi um cientista suíço chamado Johann Friedrich Miescher, no século XIX. Johann trabalhou com o núcleo de leucócitos retirados do pus de ataduras de ferimentos infeccionados e identificou uma substância desconhecida, que possuía nitrogênio e fósforo na composição. Após algumas pesquisas, ele verificou que esta substância descoberta era ácida e estava presente em todos os núcleos celulares, e que haviam dois tipos de ácidos, uma ribose e uma desoxirribose. (In http://www.infoescola.com/biologia/dna/)...
 
Bom, não é sobre isso que quero falar... Na verdade, é...
 
Se entendo bem essa definição acima, significa que pessoas que são da mesma família, possuem essas mesmas características nas células. Tudo bem, isso eu também já sabia!!!
 
Tentarei começar como um texto convencional.
 
Há tempos venho percebendo semelhanças “genéticas” nos membros da  minha família:  pai, mãe e irmãos. Entre infinitas outras definições, todos os seis somos pessoas:
 
1.    De personalidade forte
2.    Inteligentes
3.    Astutos
4.    Líderes
5.    Sociais
6.    Teimosos
7.    Intolerantes
8.    Bonitos
9.    Modestos
10. Adoram um ROCK N´ROLL
Vou explicar melhor essa história... Desde sempre, minha irmã do meio, Cris, curtiu um rock´n´roll. Influenciada por suas amizades e alimentada por um gosto apurado em Raul Seixas de meu pai, acabou por me contaminar. Passei a adolescência ouvindo boas músicas de K7 que minha irmã sempre copiava de qualquer material que pairasse em suas mãos.
 
Fomos crescendo, conseguíamos comprar Cd´s, além das rádios 89 e Kiss que nos auxiliaram também nessa educação musical.
Dentre a família, a Claudia, minha irmã mais velha, sempre odiou nossas músicas, inclusive ficava muito aborrecida, quando a ouvíamos em um volume ensurdecedor, assim como deve ser o rock.
 
 
* * *
Sábado agora, a Clau passou o dia aqui comigo. Enquanto limpava minha casa, sempre gostei de ouvir música. Oscilava as estações de rádio de MPB para rock. A Claudia ouvia minha música muito tranquila. Quando finalizávamos a limpeza da casa, lavando a louça, ela resolveu ouvir suas músicas...
 
Começou com uma trilha internacional romântica, Celine Dion, Tony Braxton... Isso tudo em um rádio VINTAGE, que é um toca fitas. Quando acabou o lado A e B de sua fita, ela normalmente, trocou e deu o play na nova seleção de músicas... Qual não foi minha surpresa quando ouvi a primeira música??? Imediatamente já comecei a rir! Ela percebendo já se aproximou e perguntou:
 
- Sabe quem tá cantando?
 
Eu respondi: - Sei. É o RAMONES! Você gosta?
 
- Agora eu gosto. Achei essa fita nas coisas da Cris. Como ela casou e foi embora, resolvi pegar pra mim.
Não parava em Ramones não... Tinha ainda Dead Kennedys, Bad Religion e Hole. Foi sensacional ver minha irmã mais velha ouvindo um rock´n´roll. Disse ela ainda que minha mãe ouve junto com ela enquanto estão em casa juntas.
Na hora saquei... tem coisas, gostos, trejeitos em minha família que é natural... Tá no DNA!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Indicação Filmes #1



Não que eu seja expert em filmes.
 
Só quero compartilhar meu olhar de humano em relação as coisas e artes do mundo, nesse caso, o cinema.
 
Hoje assisti 3 filmes. Um em casa e dois no cinema.
 
1. O de casa eu SUPER RECOMENDO! É baseado em fatos reais (e essa temática me encanta muito) que de início, achei que seria super forte. Não é. Dramático, mas muito sensível. Serve para pensarmos que nem sempre as coisas acontecem do jeito que desejamos, mas que quando colocamos na balança, normalmente mais ganhamos do que perdemos. Para se chegar a essa conclusão precisa ser generoso com a vida, afinal ela nos dá muito durante a caminhada!
 
O nome do filme é AS SESSÕES. (veja mais em http://cinema10.com.br/filme/as-sessoes)
 
2. O primeiro que assisti no cinema, foi uma novela. Comprei ingresso para um determinado filme. Entrando na sala de cinema, quase infartei de tanta gente. Não havia mais lugares. Tratei de bolar o barraco com meu amigo dentro da sala de cinema e assim que estava tudo acertado, saímos para reclamar e/ou negociar. Como o gerente percebeu que o negócio tava feio, liberou nossa entrada para outro filme, que foi JOÃO E MARIA.
 
Um filme de ação muito bem feitinho e com bom roteiro. Só a maquiagem que estava péssima. Tem uma parte que os cortes do rosto da Maria depois de uma batalha que até a filha do meu amigo faz melhor. Apesar de ser um filme bem teen, dá pra prender a atenção e alavancar a adrenalina.
 
 
3. Pense numa pessoa teimosa? Sou eu! Terminando o Hansel e Gretel (João e Maria), tratei de ir comprar os ingressos para assistir o filme que gostaria e ainda não tinha conseguido fazê-lo no cinema. Estou emocionada até agora!!!
É um filme na dosagem certa de drama, comédia e romance. Tudo muito sensível e bem sacado. Adorei!!! Ri, chorei, senti... enfim, me emocionei! SUPER HIPER INDICO!!!
 
O nome do filme é O LADO BOM DA VIDA...
 
Eu havia combinado de assistir com um amigo, as circunstâncias me fizeram assistir antes, mas super topo assistir de novo, sem arrependimentos!!! (veja mais em http://cinema10.com.br/filme/silver-linings-playbook)
 
Alguns desses títulos que assisti hoje, mandei INBOX para colegas das redes sociais!
 
Espero que todos curtam as indicações e gostem das lembranças!
 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Suicídio

 
 
Essa semana conversando com uma amiga sobre os suicídios, comentamos que na adolescência quase todos tentaram ou tiveram vontade de acabar com a própria vida.
Não que a vida fosse ruim, mas por motivos que ninguém consegue explicar - porque depois que passa um tempo, as coisas perdem o sentido -, já tiveram essa vontade mórbida .
 
Comentamos também que ainda hoje quando as coisas dão muito errado seja na família, no trabalho, nas relações de amizade e amorosa, ainda somos acometidas com essa vontade de sumir. Depois de muito tempo sobre o tema, pensei e fui bem franca com ela:
 
- Ainda bem que nunca tive coragem de cometer essa idiotice. Não me ajudaria em nada e as pessoas que possivelmente poderiam mudar com essa nossa atitude, nunca me entenderiam quiçá, nunca me perdoariam.
 
Às vezes a vida é a sua pior inimiga, mas não renda-se a ela. Tem sempre um melhor amigo para te livrar dessas ciladas e você consegue dar a volta por cima!
 
CREIA!