quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O canto de um pássaro!



Sempre ao comparar uma bela voz citamos o canto dos pássaros. São vários os fatores de importância para um pássaro cantar. Na minha infância sempre associava o canto dos pássaros com o brilho do sol, portanto, se acordasse ouvindo o canto dos pássaros, com certeza faria sol. Fui crescendo e o canto do pássaro me encanta de outra forma, seja pela diversidade de tons, a mudança de timbre e afinação que estão sempre em variação e, mesmo de muito longe, ainda ouço os pássaros cantando. Gosto pelo som produzido, também pela apuração de minha audição.
O canto dos pássaros também está relacionado a sua reprodução. A pluralidade sonora expressa o interesse dos pássaros. Não que seja importante, mas em geral, as aves são a espécie que apresenta o maior número de monógamos. Portanto, o canto dos pássaros é a manifestação do interesse do gênero oposto, também a reprodução, enfim, o canto do pássaro garante sua sobrevivência, sua alegria, estabilidade, “paz interior”,
A visão é o sentido mais aguçado de todos os pássaros, necessitam desse sentido para sobrevivência, mas conheci um pássaro diferente e especial, há um tempo atrás.
Esse pássaro a que me refiro desde muito pequeno sabia que seu timbre encantava e, por isso não media esforços para disseminá-lo. Mesmo com  uma visão deficiente, se manteve muito bem com audição e cantos sempre bem alinhados. O passarinho que pouco sabia das coisas, muito teimoso, birrento, mantinha poucas certezas, mas uma dessas é que seu canto seria para sempre.
Durante dias, semanas, meses de tempestades seguidas na região onde morava esse pássaro, fez com que seu canto cessasse. Acabou do dia pra noite. Ele não podia mais cantar e, se mesmo assim o fizesse, queriam que ele calasse. Foram tempos difíceis, de profunda tristeza. Infelizmente nunca mais meu passarinho se alegrou no ato de cantar, nunca mais lhe ofereceram espaço para soltar sua bela afinação mundo a fora. Sem vez pra soltar sua voz, só conseguiu fazer uma coisa, riscar... Com uma pedra riscou toda sua pele, escreveu uma música. Se lhe tiram o fonema, ele cantará de outras formas.
Meu pássaro ainda vive e, eu luto a cada dia para que ele continue vivendo com a chama da esperança de seu canto vivo dentro de si... Alguns sentimentos só vivendo pra saber. Todos, só sabem que o pássaro calou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!