domingo, 25 de novembro de 2012

Mutismo seletivo

 
Não, esse não é um espaço informativo sobre patologias!
 
Mas, para que eu possa continuar as inferências sobre o título dessa publicação, é importante esclarecer brevemente o que significa o MUTISMO SELETIVO:
 
Falamos de “Mutismo Seletivo” quando uma criança evita a interação através da linguagem falada ou de compartilhar de algumas atividades sociais não familiares (seguras para ela) em diferentes contextos, devido ao fato de experimentar uma grande ansiedade, mas que possui desenvolvimento e amadurecimento de suas habilidades de linguagem e aprendizagem normais, as quais se fazem evidentes em ambientes onde a criança se sente cômoda e segura de seu entorno e daqueles com os que compartilha, comumente os pais, irmãos e familiars mais próximos.
A esta limitação de comunicar-se e segundo as circunstâncias, de participar socialmente por excessivo temor-ansiedade em diversos contextos sociais se conhece por Mutismo Seletivo, justamente por caracterizar-se pela ausência da fala em tais situações com respeito àquelas pessoas que não sejam de inteira confiança e intimidade da criança. Quando seja estabelecida uma relação de confiança e familiaridade-simpatia da criança com estas pessoas, com outras crianças companheiras de escola, professores, outros familiares, haverá uma interação e a comunicação se dará de forma cada vez menos “tímida”, mas sem fazer o uso da linguagem falada. (In: http://mutismoseletivo.org/index.php/category/mutismo-seletivo/o-que-e-mutismo-seletivo/page/5/)
Depois de ler um pouco essa referência de site comecei a entender um pouco melhor. Mas, pense você enquanto coordenadora pedagógica tendo que lidar e ajudar professoras que pouco entendem sobre o assunto?
É desesperador ver a vontade que nosso aluno tem em falar, mas não consegue por algum motivo. Do mesmo modo em ver as mil maneiras de se trabalhar pedagogicamente, com poucos resultados, porque ele ainda não é alfabetizado e não consegue registrar em palavras o que entendeu. Felizmente, nem sempre os casos de mutismo seletivo estão ligados a choques psicológicos sofridos em ambientes que ele se recusa a falar, nesse caso, na escola.
Durante esse ano de 2012 tive que aprender a conviver com crianças de muitas dificuldades e patologias diferentes dentro do ambiente escolar. Casos como síndrome de Down e Autismo, me parecem até “normais” (v. em http://pensamentosbypalavras.blogspot.com.br/2012/10/conhecimento-x-sabedoria.html), em relação ao M.S.
Não bastasse esse caso, dentro do Colégio, onde até então, não reconhecemos as origens dessa ansiedade excessiva, ainda me contam de outro caso. O grande problema é saber exatamente a origem da doença dessa criança. Uma mãe que abandona o filho com o pai e muda-se para outra cidade, faz com que a criança não encontre segurança em dialogar com demais pessoas da sociedade.
Costumo dizer que existem algumas mães madrastas! Não sou mãe ainda, mas peço muito à Deus que quando for, não me afaste involuntária, quanto menos voluntariamente de meu filho.
Não quero com essa publicação apontar culpa, aliás essa, só é sentida se realmente a pessoa percebe que fez algo de errado. Quero somente apontar que sendo filhos, mães, amigos, parentes, nossas atitudes podem atingir diretamente outras pessoas que estão ligadas à nós. Serve também para ensinar além do que é o mutismo seletivo, o significado da palavra ALTRUÍSMO! Que consiste básica e singelamente no princípio de não fazer com os outros aquilo que não quer que seja feito com você.
Venho acreditando e pregando, meus amigos, que o mundo é uma bola que rebola lá no céu. E que a qualquer momento, algo que deixamos esquecido no caminho, volta pra nós, com muito mais força.
O que me resta é torcer e orar por essas crianças. Que ao crescerem, se desenvolvam e libertem-se desse mal... Quanto ao nosso aluno, estamos nos esforçando bastante!

 

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