segunda-feira, 26 de março de 2012

A magia de alfabetizar!

Chega de lágrimas e lamentações... Vamo trabalhar, vamo viver... Tô escrevendo minha história!

Quem escolhe Pedagogia como formação inicial - e no meu caso foi no início de tudo da vida, pois ingressei com 17 anos na Universidade - tenha certeza que um dia irá se deparar com a magia do ALFABETIZAR!

Normal você inicialmente achar também que irá alfabetizar crianças de hoje com a educação do Caminho Suave que te transmitiram há tanto tempo atrás, mas o contato, o desejo de alfabetizar te faz ir atrás de estratégias, leituras, instiga-te a fazer o melhor e, ver os pequenos crescendo, lendo, descobrindo e vendo o mundo com outros olhos, é impagável (Sim, eu já chorei algumas vezes, quando alunos meus começaram a ler e escrever).

Sem contar na relação eterna que você cria com o outro individuo. No meu caso, devo muito a minha irmã mais velha, minha Claudinha, que por passarmos horas a fio e ela sempre repetindo a mesma coisa, contribuiu demais com a minha alfabetização. Valeu Clau!

Bom, mas voltando ao texto... Hoje, infelizmente não assumo somente uma sala, mas minha função faz acompanhar um processo enorme da alfabetização. Da Educação Infantil até o 2º ano, e no caso da instituição que trabalho, é com essa idade que os pequenos devem estar plenamente alfabetizados, quanto leitura e escrita, decodificação e as primeiras abstrações possíveis.

Por não sossegar, por ter um ciricutico que não me deixa quieta, além da minha enorme jornada de trabalho, ainda pego aulas particulares de reforço escolar, com o foco na alfabetização. Esse ano, fui contratada pela minha comadre, Josi, mãe de uma criança maravilhosa, meu Felipe... Talvez não seja importante, mas vou citar, ela também é professora alfabetizadora, adora o que faz, mas suas estratégias não chegam no pequeno dela.

O caso é que as aulas com o meu Fe estão demais. Brincamos, nos divertimos e a cada dia vejo ele aprendendo. Uma das condições que coloquei a ele foi: Não vou te dar aula quando não estiver afim. Ainda bem que até agora ele sempre esteve afim... rsrs! Já estamos vendo melhoras na sala de aula, no comportamento e sei que em breve, ele estará lendo livros de maneiras diversas, com imaginação, com palavras, literalmente, abstratamente... Ele será livre pra receber e expor ideias, da forma escrita e lida!

Uma das coisas mais gostosas é ele me chamando de TT (primeira palavra dita por ele, quando queria falar comigo aos 11 meses...rs) e, dizendo: "Tchau, vou sentir saudades. Te amo!" Com a certeza que me verá horas depois na escola...

Fe, esse texto é pra vc... Não vejo a hora de estar lendo tudo pra você mesmo ver o texto que a TT te escreveu... Te amo tá! Também vou sentir saudades... Até daqui a pouco!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!