quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Choque!

Com a correria do dia-a-dia passamos despercebidos por algumas coisas que nos acontecem. Assim é o ser humano, suas preocupações e ocupações são sempre as mais importantes, independentes do outro.

Isso me deixa triste, porque acontece também comigo. Também sou essa egoísta! Mas, o que me passou ontem pelos olhos, tocou bem no fundo do meu altruísmo, como se rompesse tanta egocentricidade.

Foi nas redes sociais. Odeio aquelas fotos de crianças deformadas, animais dilacerados, gente desaparecida. Ora porque não sei da veracidade desses fatos, ora porque me incomoda ver animais inocentes vilipendiados... Até que então me deparei com uma foto de um suicídio. Ela carregava a mesma forma apelativa das demais, mas tinha algo diferente. Eu sabia a procedência!

Me desculpem a apelação, mas quero compartilhar as sensações!

Pronto!
Dessa foto acima, nem um pouco incentivadora, começaram as marcações no face e gente me chamando no bate papo para discutir a questão dos indígenas Guarani Caiovás de Mato Grosso do Sul. Foram poucos que se posicionaram ou entendiam o que realmente acontece... E na verdade, o que acontece é que querem simplesmente desocupar o território que os Guaranis lá vivem, claro, com a promessa de encaminhá-los para outro lugar e que tudo dará certo!
A resposta dos indígenas veio através de uma carta, onde eles respondem:
- DECRETEM NOSSA EXTINÇÃO E NOS ENTERREM AQUI!.

Pense em como arrancaram todos os sonhos, esperanças e promessas de um povo. Sendo esses, que contribuíram tanto para nossa formação cultural.... Meu Deus! (pensei)... Como posso participar de uma classe dessas de seres humanos imundos???

Ali comecei uma crise existencial e comecei a discutir com algumas pessoas sobre possibilidade do que fazer, também a ler artigos relacionados ao assunto para que pudesse me interar mais sobre. Passei a tarde completamente mal e transtornada, aquela imagem não saía da minha cabeça.
Até que eis que surge a degradação do raciocínio humano, uma postagem também nas redes sociais, com uma questão super "importante" relacionando a novela das 8 da rede Globo, de cristãos preocupadíssimos em converter o próximo, onde dizia:

O pior é que lendo essa postagem, não encontrei nada de errado, nem de afronta a ela!

Novamente pensei:
Será que é isso mesmo que Deus quer de nós?
Ou será que eu não entendo direito o que está escrito na Bíblia?
Ou será que a minha religião (ou a falta dela) me ensinou tudo errado?
Seria mesmo que o Ogum, Oxum, Oxossi, Morumbum, Jorge, Companheiros, Lula, Legião, Urbana, são mais importantes que a vida de gente branca, índio, preta, japonês???

Sinceramente, não quero entender essas indagações! Quero pelo menos sentir muito pela vida dos índios suicidas que pela falta de consciência do nosso governo está assistindo a essa barbárie, onde todos nós somos cúmplices.

Digo mais, se fosse para salvar a vida deles, até eu digo: - Salve, Jorge!



2 comentários:

  1. Meu Deus, quanta falta de humanidade. Não conhecia tal situação, muito por minha culpa, além de não ser interessante que saibamos. Sua reflexão foi muito bem elaborada e tocante. Também estou em choque e envergonhado, uma tristeza sem fim. Que Deus tenha piedade de nós, quando tudo que nos sobrar forem notas de papel e remorso.

    Pai de Clarice

    ResponderExcluir
  2. PESSOAS COM FALTA DE ÉTICA ISSO E MAIS UMA PROVA DE QUE ESTE PAÍS DE GENTE MESQUINHA TEM SE DILACERADO CADA VEZ MAIS O FATO É ATÉ QUANDO VAMOS SÓ PODER VER ESSAS COISAS ABSURDOS ÉTICOS PESSOAS SENDO TOTALMENTE LEVADAS POR ESSA GRANDE INJUSTIÇA CLOCADAS EM NOSSA MENTE CADA DIA MAIS NÃO VAMOS NOS DEIXAR LEVAR TEMOS QUE AGIR E ISSO ...

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!