quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Definição de Amigo!


Amigos loucos e sérios

Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior 
em mim. Para isso, só sendo louco.

Louco que senta e espera a chegada da lua cheia.
Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Pena, não tenho nem de mim mesmo, e risada, só ofereço ao acaso.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos, nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, 
para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.


Em um site encontrei como sendo do Fernando Pessoa, o que não parece muito com seu estilo, além do vocabulário estar diferente do sempre utilizado e, vindo em fragmentos do poema. Já em outro site, achei como sendo do Marcos Lara Resende, como não o conheço, fica a dúvida. De qualquer forma, uma escrita genial... E que todos os meus amigos possam ser assim. Sendo eu, uma amiga dessas!


Um comentário:

  1. nossa adorei...muito bom, "Quero-os metade infância e outra metade velhice.
    Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos,
    para que nunca tenham pressa"...

    CONCORDO. HÁ VEZES EM QUE A PRESSA DE CHEGAR NÃO NOS POSSIBILITA APRECIAR A PAISAGEM QUE COM CERTEZA SERÁ TÃO LINDA QUANTO O DESTINO ALMEJADO... UM ABRAÇO CLEIDE

    FERNANDA OLIVEIRA

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!