quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Qual a sua filosofia de vida?

Que perguntinha mais clichê!!!

Quando eu a ouvi, devia ter uns 13 ou 14 anos, minha prima me perguntou com uma ênfase, com uma propriedade e certeza do que estava falando, que a minha única reação foi ficar ali com cara de tonta, sem saber o que responder.

Haja vista, eu não sabia o que era filosofia, quanto menos que eu tinha domínio de minha vida pra poder ter um troço desses.

Os anos se passaram e essa pergunta martelava na minha cabeça. Entrei em contato direto, formal e informalmente com a filosofia, fui fazendo inferências e sempre busquei  resposta daquela pergunta...

Porém, como diz meu amigo Ismael Braz, "alguns clichês são necessários para a nossa sobrevivência"!

Acreditando nessa máxima, pensei inicialmente que minha filosofia de vida era viver de clichês, pois na infância, minha filosofia de vida era:

"Tudo o que eu quiser, o cara lá de cima vai me dar..."

Passando um tempo e vendo a alegria que era viver, minha filosofia mudou para:

"Amigos pra sempre, bons amigos que nasceram pela fé..."

Com a adolescência vem a fase da revolta e, novamente mudei de filosofia para:

"Vão falar que você não é nada, vão falar que você não tem casa, vão falar que você não merece, que anda bebendo e está perdido e, não importa o que você dissesse, você seria desmentido, vão falar que você usa drogas e diz coisas sem sentido.... SE EU FOR LIGAR PRO QUE É QUE VÃO FALAR, NÃO FAÇO NADA!".

Juntamente com essa fase, vem também aquela depressiva, de cortas os pulsos e, olha aí minha filosofia:

"Estou cansada de ser vilipendiado, incompreendido e descartado. Quem diz que me entende, nunca quis saber..."

Depois, comecei a crescer, saí dessa fase DOWN e comecei a ver a maravilha da juventude, oh coisa boa.... Olha a filosofia:

"Bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo..."

Oh fase boa, até eu me apaixonar:

"E no meio de tanta gente eu encontrei você, entre tanta gente chata, sem nenhuma graça, você veio..."

Mais centrada, sabendo e definindo prioridades, mudei novamente minha filosofia de vida:

"Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais".

Hoje eu sei, pode quem quiser fazer essa pergunta pra mim. Quer saber qual a minha filosofia de vida???  Tá na cara, no corpo e na alma....

E agora tá tatuada em mim...
"Quando os velhos caminhos se esgotam, os tempos não voltam".





2 comentários:

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!