segunda-feira, 24 de junho de 2013

O poder da pergunta!

É engraçado como às vezes algumas pessoas se comportam frente a algumas situações.
Por exemplo, estamos cansados de ouvir situações de namoradas perguntando para namorados se estão engordando e quando respondem positivamente é motivo para um transtorno no relacionamento.
Fora esse, existem inúmeros outros exemplos de partir de uma pergunta provocar um desequilíbrio e, não conseguir segurar a consequência de sua resposta.

No Ensino Médio, antigo colegial (na minha época já era Ensino Médio, mas ainda chamávamos de colegial), tive um amigo que sempre usava essa frase:

- VOCÊ QUER A VERDADE? VOCÊ NÃO AGUENTA A VERDADE!

Adorava ouvi-lo repetir isso várias vezes, me fazia pensar sobre a realidade e clareza da informação.
O que por consequência me deixou muito mais cautelosa para perguntar qualquer coisa a alguém. Ainda assim, não fiquei isenta da sensação terrível à espera de uma resposta.

* * *

Ontem, fui acometida com uma vontade imensa de fazer uma pergunta para minha mãe, mas confesso que temia a resposta. Ainda assim, era importante ouvir a resposta. O diálogo se deu basicamente assim:

EU: Mãe, alguma vez você em sua vida sentiu orgulho de mim?

MÃE: Sim. Pela maneira que você trata a Cláudia. Quando você era pequena, devia ter uns 7 ou 8 anos, eu ia trabalhar e falava "Lora, cuida da Cláudia pra mãe" e você respondia "Pode deixar, mãe que eu cuido". Me sentia orgulhosa de ver que você cuidava tão bem da Claudinha, mesmo sendo tão pequena. Comentava isso com minhas colegas de trabalho e me sentia orgulhosa. Mas, por que está perguntando isso?

EU: Sei lá. Às vezes acho que faço tudo errado e fiquei em dúvida se já havia te deixado orgulhosa alguma vez.

MÃE: Você me deu um desgosto muito grande, mas tudo na vida passa e agora é bola pra frente! Com fé em Deus, você ainda dará mais orgulho!

Poxa vida!
Incrível ter um ser humano assim perto de você!
Ela se orgulha exatamente quando eu sou quem eu sou... Porque me preocupo com outras pessoas e, cuido da minha irmã que é o meu bem mais precioso ou como ela gosta de dizer, meu anjo!

Fiquei meio ressabiada porque gostaria que a minha lista fosse maior, mas entendi a posição da minha mãe e a legitimei!
Quero continuar fazendo essas perguntas sem ter medo da resposta e espero ter tantas boas reflexões quanto as que essa me trouxe.

É importante lembrar que quando perguntamos algo que tenhamos o culhão de ouvir as respostas, pois nem todas as pessoas irão nos poupar.... 
E mais, pelo menos para mim, a verdade, mesmo que dura, é sempre bem vinda!!!

Um comentário:

  1. O problema é ouvir os extras que você não perguntou...

    "Você me deu um desgosto muito grande"

    Essa parte você provavelmente já sabia e não queria ouvir...

    As pessoas geralmente usam de um momento, para se aproveitar falando aquilo que elas tem vontade de falar e ninguém quer ouvir...

    Por isso a maioria das pessoas procura evitar estender diálogos com pessoas assim.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!