quarta-feira, 5 de junho de 2013

O que é OTIMISMO pra você?

Aprendi que o otimismo é algo bom!
Quando pequena não definia direito, talvez nem depois de grande ainda o consiga com propriedade.
Uma vez me apresentaram a obra Pollyana, um romance de Eleanor H. Porter. A história de uma menina orfã, Pollyana que vivia sob o "Jogo do Contente", ensinado pelo pai e que devia encontrar algo positivo diante de qualquer situação.

Pronto! Talvez tivesse encontrado a definição para o otimismo. Porém, isso ainda não me satisfazia, pois, eu prefiro chamar essa sensação de esperança.
Pensei que otimismo é encontrar em boas atitudes aquilo que você acha que está a caminho do fim. Você pode me questionar que isso sim é esperança...

Não!
O próprio nome "esperança", pressupõe o esperar, ou seja, mesmo que inerte, espere.
Já o "otimismo" me lembra um elogio, um salto de humor, massagem de ego, sabe?

Como todos sabem eu sou da EDUCAÇÃO!
Hoje vivi duas situações que me encheram de otimismo, mas tanto otimismo que sorri largo.
Foram duas experiências diferentes.

1. A combinação escola + família + professor é muito bom! Dou os méritos aos meus professores que não desistem de seus alunos, uns mais que outros, claro. Hoje uma criança inclusão, que tem 11 anos, uma idade cognitiva muito abaixo da cronológica escreveu o nome pela primeira vez. O detalhe é que esse é o 3º ano que ela estuda aqui...
Isso me comoveu de uma maneira, me fazendo acreditar que dá sim... Demora! Demora bastante, mas dá pra fazer valer!!!

2. A outra situação tem a ver com as sementes que plantamos. Ao atender uma mãe de uma aluna do Colégio que juntas precisamos solucionar um pequeno problema de uma pré adolescente, me narrou uma história da outra filha. Uma ex aluna nossa.
Ela enfrentou a professora de inglês que se recusou a dar aula porque uma dúzia de alunos da galera do fundão não fizeram o silêncio absoluto para que ela desse aula. Nossa ex aluna se posicionou perante a ação da professora e rasgou o verbo:
- Estão assinando o atestado de burrice! Vocês que não querem aprender e você professora que finge que ensina e eles fingem que aprendem. Eu quero passar na ETEC, sabe? Se eles não querem, você devia fazer algo por quem quer.



Yes!!! Transformamos duas realidades e vi o resultado em um mesmo dia!!!
Pra mim, isso é otimismo!!!

Além de me sentir ÓTIMA, é como se tivesse me alimentado para continuar na caminhada da Educação fazendo exatamente isso, plantando a semente da transformação de realidade para assim enfrentar a sociedade com opiniões, argumentos válidos e afirmando que é possível fazer diferente!

E você? Já se sentiu otimista frente uma situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar! Seu comentário estará sujeito a permanência!